Dicas diárias de aprovados.

DICAS E BIBLIOGRAFIA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ- PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO DO ESTADO DO PARANÁ (MP/PR)



Caros leitores, boa tarde.Hoje foi publicado edital para o concurso do Ministério Público do Estado do Paraná (edital disponível em http://concursos.mppr.mp.br/concursos/detalhes_concurso/92). 
Ano passado fiz a prova, e fiquei em 3º Lugar na fase objetiva, mas infelizmente não pude comparecer as demais etapas, o que não me impede de dividir minha experiência com vocês. 

O concurso é dividido nos seguintes grupos:

I - GRUPO 1 - 15 (quinze) para Direito Penal, 03 (três) para Direito Eleitoral e 02 (duas) para Legislação do Ministério Público;
II - GRUPO 2 - 11 (onze) para Direito Constitucional, sendo pelo menos duas referentes à Constituição do Estado do Paraná, 04 (quatro) para Direito Administrativo, 02 (duas) para Direito Tributário, 01 (uma) para Filosofia do Direito, 01 (uma) para Sociologia Jurídica e 01 (uma) para Direito Previdenciário.
III - GRUPO 3 – 08 (oito) para Direito Civil, 02 (duas) para Direito Comercial e 10 (dez) para Direito Processual Civil;
IV - GRUPO 4 - 11 (onze) para Direito Processual Penal, 04 (quatro) para Execução Penal, 03 (três) para Direito do Consumidor e 02 (duas) para Direito Sanitário e Saúde do Trabalhador;
V - GRUPO 5 – (05) cinco para Direito da Infância e da Juventude, 04 (quatro) para Proteção ao Patrimônio Público, 03 (três) para Direito Ambiental, 03 (três) para Ação Civil Pública, Inquérito Civil, Procedimento Preparatório e Procedimento Investigatório Criminal, 03 (três) para Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e  Direitos Humanos e 02 (duas) para Habitação e Urbanismo. 

Vamos as dicas por disciplinas:

1- DIREITO PENAL- Foquei na parte geral. São 15 questões, e praticamente todas foram extraídas do volume 01 das obras de direito penal. Prova muito teórica, logo preste atenção em detalhes. 
2- DIREITO ELEITORAL- Aulas do CERS. Se você nunca estudou essa matéria, com a publicação do edital não é a hora de estudá-la, até pelo número reduzido de questões. Leia a parte Constitucional, ações eleitorais e as disposições gerais sobre crimes eleitorais que será suficiente. 
3- LEGISLAÇÃO DO MP- Passei longe, e não fez falta. 
4- DIREITO CONSTITUCIONAL- Estava com o Pedro Lenza na ponta da língua. Não li a CE, e não recomendo sua leitura (só 2 questões), pois as normas da CE, na grande maioria, são de reprodução obrigatória. 
5- DIREITO ADMINISTRATIVO-  Pelo número de questões (4) apenas revise o que já estudou. Deixe de lado tributário, previdenciário e filosofia e sociologia, pois não é hora de estudá-las
6- DIREITO PROCESSUAL CIVIL- revise, especialmente processo coletivo.
7- DIREITO EMPRESARIAL- não é hora de estudar também.  
8- DIREITO CIVIL- apenas revise. Não é hora de aprender direito civil. 
9- PROCESSUAL PENAL- estudei as aulas do Renato Brasileiro e o livro do Eugênio Paccelli. Gabaritei a prova. Revisei tudo no mês anterior a prova objetiva. 
10- EXECUÇÃO PENAL- Li a Lei de Execuções com muita atenção e foi mais que suficiente. Li dias antes da prova, e salvo engano errei apenas 1. 
11- Não estudei DIREITO DO CONSUMIDOR, SANITÁRIO e SAÚDE DO TRABALHADOR. Dessas matérias a única que sei é consumidor (estudei para outros concursos), as demais fui na coragem e na sorte. Deu certo rsrs. 
12- ECA- apenas li a lei seca com muita atenção. Tive um desempenho razoável, mas acho que compensa ler/revisar uma obra específica. As demais matérias do grupo V li pela obra do professor Cleber Masson, e foi suficiente.

No que eu focaria? R: Nas seguintes matérias, observando a respectiva ordem de prioridades: 
1- Penal. 
2- Processo Penal.
3- Execução Penal. 
4- Constitucional. 
5- Processo Civil. 
6- Processo Coletivo. 
7- ECA. 
8- Demais aspectos de direitos difusos e coletivos (ambiental, idoso, patrimônio público, etc). 

Enfim, quero dizer faltam apenas 2 meses para a prova, e é hora de revisar o que, de fato, interessa, e não aprender uma matéria nova. Lembre-se, caso deseje aprender direito civil, p. ex., são 06 obras, e você não terá tempo de estudar até a prova. 

No mais, é torcer e rezar para essa ser a sua prova. 

Att. Eduardo. 

6 comentários:

  1. acredita que estudando para a magis estadual, tem chance com mp?

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sinceridade que o levou ao sucesso. As vezes ficamos sem norte. Obrigado. Comecei a seguir o blog hoje e irei acompanhar diariamente e recomendar.

    ResponderExcluir
  3. Comprei a Parte Geral do Rogério Greco! Que arrependdimento!
    Muito fraquinho =/

    ResponderExcluir
  4. Dr Eduardo em primeiro lugar gostaria de dizer que acho incrível seu sentimento de ajuda ao próximo, muito me emociona. Você acha que vale a pena fazer Damásio on line concentrado MP seis meses?
    Estou nesse sonho quem sabe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Muito bom professor. Meu sobrinho estudou pelas suas dicas, passou pra Delta aqui no Paraná.🙏

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!