Dicas diárias de aprovados.

RETA FINAL PARA PGE`S (ESPECIALMENTE PGE-RN E PGE`MS)

Caros colegas, depois de muitos pedidos, achei um tempinho para escrever a vocês minhas sugestões para a prova de PROCURADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (PGE/RN)! 

Antes de mais nada, eis o EDITAL.

São essas as matérias cobradas/número de questões:
Direito Constitucional- 20
Direito Administrativo- 20
Direito Processual Civil- 20
Direito Tributário- 18
Direito Civil- 10
Direito do Trabalho e Processo do Trabalho- 04
Direito Ambiental- 04
Direito Previdenciário- 04

Primeira dica: SAIU O EDITAL, E AGORA? R: Agora é A hora. Hora de sentar na cadeira e estudar, 8, 10, 12 horas por dia. Lembrem-se o concurso é disputadíssimo, e as vagas pouquíssimas. Você não vai ser vítima do efeito paralisante do edital, vai?



SAIU O EDITAL, E AGORA2? R: Agora NÃO É HORA DE INOVAR NOS ESTUDOS. Não mudem as doutrinas, não mudem o material. Revisem suas apostilas (que já devem estar estudadas) e os livros (que já devem estar grifados). Revisem quanto mais melhor. Matéria nova só para tópicos específicos. OK?

SAIU O EDITAL E AGORA3? R: Agora é hora de ler muita lei seca junto com a revisão do que já fora estudado. Revisar + muita lei seca. Certo?

SAIU O EDITAL E AGORA4? R: Agora é hora de muito informativo. Atualização jurisprudencial é essencial. Um dica: usem os da EBEJI. Outra dica usem a REVISÃO QUE O DIZER O DIREITO FEZ PARA A PGE/PIAUÍ!

SAIU O EDITAL E AGORA5? R: Agora é hora de treinar muitas questões. Combinados? Façam mesmo, verdadeiras maratonas de questões (usem provas FCC: PGE/SP, PGE/MS, Procurador do Município de Recife, etc).

SAIU O EDITAL E AGORA6? R: Agora pensem na primeira fase. A segunda é uma nova conversa. Concurso se faz fase por fase.

SAIU O EDITA, E AGORA7? Agora, vamos as minhas dicas matéria por matéria:

Previdenciário: Leria no máximo a lei 8.213, as súmulas da TNU e o Regime próprio os servidores. Custeio esqueça

Ambiental: não estudaria (desde que já tenha uma base boa). Caso contrário, leria a parte constitucional, Lei do SNUC, Código Florestal (principalmente os Espaços Especialmente protegidos), LC 140, PNMA e responsabilidade civil. Outra alternativa é uma apostila bem resumida. Não pegue nada superior a 100 páginas para esse concurso.

Processo do Trabalho: confiaria no que já sei. O custo benefício é muito pouco se considerarmos que caem só 4 questões.

Civil: Revisaria parte geral e teoria geral das obrigações. O resto, veria na lei seca mesmo.

CONSTITUCIONAL/ADMINISTRATIVO/TRIBUTÁRIO E PROCESSO CIVIL: esse seria meu foco. 78 questões. Sua aprovação está aqui. REVISARIA TODO MEU MATERIAL DESSAS MATÉRIAS. Para mais informações, vejam o que escrevi quando da prova da PGE/MS, integralmente aplicável no presente caso.
O poder público em juízo deve ser revisado. Cuidado ainda para a Lei de Execuções Fiscais e ICMS/IPVA/ITCMD, afinal você quer ser Procurador de um Estado, certo?

SAIU O EDITAL E AGORA8? R: Meu amigo, agora a bola está com você. Aos estudos, fé em Deus, e BOA SORTE! 

Eduardo

4 comentários:

  1. Oi Eduardo, parabéns pela sua iniciativa e dos demais colegas na nossa preparação. Que sinopses são as que vc se refere no post acima? Grata, Jarlene

    ResponderExcluir
  2. Caro Admin do Blog:
    Já tenho o edital para PGE, adquiri recentemente. Como a grana tá curta, não vou adquirir o de PGM, mas peço que, se possível, poste a bibliografia para o referido cargo no site. Já será de grande ajuda ;)

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Como são as coisas. Fiz essa PGE/RN, quando eu ainda estava no último semestre da Universidade. Quisera eu ter lido essa postagem na época! srsrs Essa PGE/RN foi, de fato, a primeira prova de procuradoria que fiz..praticamente o primeiro concurso público que fiz (estudando pra valer). Eu era muito marinheiro de primeira viagem. Não passei na primeira fase, mas, fiz 73 pontos..acho que andei bem perto de classificar para a segunda fase..e foi o concurso que me deu ânimo para continuar tentando..pois vi que, num estudo de menos de 3 meses, deu para não" fazer feio"... Talvez se eu tivesse lido esse post tivesse ganhado mais tempo e otimizado os estudos rsrsr..
    mas, enfim, Valeu, Eduardo. Hoje

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!