Dicas diárias de aprovados.

RETA FINAL- PGE/PR

É meus amigos 2015 promete ser o ano dos concursos, e o TOP da vez é a PGE/PR. Uma ótima carreira, com vagas na capital e com ótima remuneração (ano que vem passará fácil de R$ 20k, vida ganha não?).
Conforme prometido, vamos as dicas. Inicialmente, peço que leiam o que já escrevi sobre PGE’s e para a PGE/RN, inteiramente aplicável para a PGE/PR.

A prova objetiva será composta de 100 questões, das seguintes disciplinas:
Constitucional.
Administrativo.
Ambiental.
Difusos e Coletivos.
Tributário.
Processo Tributário.
Financeiro.
Processual Civil.
Civil.
Empresarial.
Trabalho.
Processo do Trabalho. 
 Previdenciário Público.
Nesse sentido, desde já destaco que qualquer prognóstico é muito difícil, pois se trata de banca própria que contará com o apoio organizacional da PUC/PR. OU SEJA, NÃO É A PUC QUEM ELABORARÁ A PROVA. Vejam: 8. Associação Paranaense de Cultura – APC, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, promoverá a logística, o apoio material a todas as fases do concurso e o processamento de todas as notas, não se responsabilizando pela elaboração e correção das provas.
No anterior em que fui aprovado, as provas foram feiras pela UEL, e foram muito bem feitas.

Nesse sentido, qual seria minha estratégia?
Eu aposto em uma prova com a cara de PGE, ou seja, você fará prova de uma procuradoria de verdade, e não se sentirá fazendo prova de juiz ou promotor como por vezes ocorre em certames elaborados pelo CESPE. Portanto, temas relacionados a Fazenda Pública são essenciais.
Sugiro, nesse sentido, a leitura de Leonardo Carneiro da Cunha que traz todo o poder público em juízo (MS, Desapropriação, Prescrição, etc). Em trabalho e processo do trabalho, foquem no atinente ao Poder Público (lembro que no certame anterior caiu a Súmula 331, acreditem rsrs). Aulas do CERS também são ótimas para fins de revisão. 

Em Previdenciário Público: saibam bem a Constituição, e as decisões do STF no controle de constitucionalidade. Ex: Lei do Paraná foi declarada inconstitucional por taxar inativos sob a vigência da EC 20 (“É pacífica a jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que é inconstitucional a lei, editada sob a égide da Emenda Constitucional nº 20/98, que prevê a incidência de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos inativos e respectivos pensionistas.” Com esse argumento, apresentado em Plenário pelo ministro Dias Toffoli, o Supremo julgou procedentes duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que chegaram à Corte em 2000 para questionar legislação do estado do Paraná que teria instituído contribuição previdenciária para inativos e pensionistas.).
O livro da Professora Maria Sylvia me ajudou muito nesse tema. Eu leria também o estatuto dos funcionários público do PR, mas o mais importante é saber o que tem na própria constituição (saibam bem).

Em tributário, focaria em processo tributário que é novidade no edital. E para isso Mauro Luís Rocha Lopes é uma boa sugestão. Vai cair execução fiscal e cautelar fiscal, como sempre (lembrem-se que é possível deferir a cautelar fiscal antes do lançamento, em certos casos rsrss- essa é a tradicional).
Aprendam ICMS, IPVA e ITCMD sob pena de perderem preciosos pontos. Leitura de véspera (semana da prova, certo). Idem para a LRF, Lei 4320/64 e as Súmulas que devem ser lidas também na véspera (semaninha de prova).

Em Administrativo aposte nos temas clássicos: atos, intervenção na propriedade (destaque, obviamente, para desapropriação), responsabilidade civil, contratos, licitações, serviços públicos (inclusive concessões, permissões e PPP), bens públicos, improbidade, processo administrativo. UFA. Tudo é importante. Atenção, portanto.

Empresarial, eu daria atenção na parte de empresarial público (tipo EP e SEM) +  Lei Seca.

Difusos e coletivos- leiam a lei de ação civil pública (até decorar rs) + a Lei de Ação Popular (decorem os principais dispositivos).

Constitucional- tudo é importante, mas eu destacaria controle de constitucionalidade e as decisões envolvendo o Estado do Paraná. Certo? Aposto em uma prova bem teórica, especialmente se o examinador for o mesmo do concurso anterior.

Ambiental- CF, PNMA, SNUC, Responsabilidade Civil, Código Florestal (partes- reserva legal e APP), MATA ATLÂNTICA (Atenção) e LC 140.

Civil- revisar a lei seca. Atenção para parte geral, obrigações, teoria geral de contratos e dos direitos reais e sucessões.

Processo Civil- revisaria tudo, com destaque para a Fazenda ou para o Poder Público em Juízo (o autor desse último é membro da PGE/PR, certo!).

Enfim, são essas as rápidas dicas, e seria a minha estratégia até a prova. Se cumprirem  tudo nesses três meses, terão chances reais de aprovação.
Por fim, lembrem-se que agora é a hora. Seus anos de estudos, podem terminar nos próximos meses, certo? Sangue nos olhos, força de vontade e gás total.

OBS- Agora é hora de estudar para a primeira fase. Fujam de qualquer curso para a segunda (concurso se faz fase a fase). Fujam de cursos retas finais, pois é só mais material para seu escasso tempo (não inovem, mas sim revisem o que já possuem, ou estudem o que nunca leram).

Bom estudos a todos.


Eduardo

8 comentários:

  1. Dr. Eduardo,

    o senhor poderia dar uma luz quanto ao método que o sr adotaria? Quantas matérias por dia? Quais matérias estudar primeiro e quais deixar para estudar mais perto da prova?

    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Eduardo,

    o senhor poderia dar uma luz quanto ao método que o sr adotaria? Quantas matérias por dia? Quais matérias estudar primeiro e quais deixar para estudar mais perto da prova?

    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Antecipadamente pedindo desculpas se a pergunta soar excessivamente materialista, mas Eduardo, esses 20 mil de subsidio citados por você é bruto ou líquido? Infelizmente, nós que pertencemos a outros Estados temos que analisar os fatores financeiros e os consequentes efeitos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eduardo, vc saberia dizer qtas questões serão para cada matéria? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Vocês elaborarão simulados específicos para este concurso?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, não teria o edital esquematizado específico para PGE PR ??? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, gostaria de saber se tem disponível edital esquematizado específico para PGE PR.. obrigado...

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!